As primeiras ideias sobre o bluetooth surgiram em meados de 1994, quando a companhia Ericsson começou a estudar a possibilidade de desenvolver uma tecnologia que permitisse a comunicação entre telefones celulares e acessórios utilizando sinais de rádio de baixo custo, ao invés dos tradicionais cabos. Esses estudos resultaram em um sistema de rádio de curto alcance que recebeu o nome de MC-Link.
Este projeto da começou a despertar o interesse de outras empresas que passaram a apoia-lo, por isso em 1998 foi criado o consórcio Bluetooth SIG ( Bluetooth Special Interest Group) formado pelas companhia Ericsson, Intel, IBM, Toshiba e Nokia.
O conjunto do trabalho de empresas com diferentes áreas de atuação no ramo da tecnologia foi importante para o aperfeiçoamento de padrões que garantiram o uso e a interoperabilidade da tecnologia nos mais variados dispositivos. Foi a partir desse momento que o Bluetooth começou a se desenvolver e virar uma tecnologia necessária para o nosso cotidiano.
- Como funciona ?
É uma tecnologia de comunicação sem fio que permite a troca de dados entre quaisquer tipos dispositivos a uma curta distância e a baixo custo de energia, sua transmissão ocorre por meio de radiofrequência, numa frequência aberta e que pode funcionar em qualquer lugar do mundo.
Alguns dispositivos bastante conhecido que utilizam essa tecnologia são os celulares, fones de ouvido, notebooks, tablets, mouse, impressoras, receptores de GPS, controles e consoles de videogames. O bluetooth pode ser usado até para montar pequenas redes de computadores nas quais não se requer altas taxas de transferência de dados.
Abaixo uns vídeos do olhar digital sobre aplicações e funcionamento do bluetooth:
- Diferenças para o padrão Wi-fi
As duas são redes wireless (redes de comunicação sem fio) que tem como objetivo a transmissão de dados entre uma variedade de dispositivos e que funcionam por meio de radiofrequência. Mas as semelhanças acabam ai, esses dois padrões de redes possuem características bem especificas que as diferenciam.
No caso do bluetooth é uma tecnologia mais simples onde suas transmissões são feitas a curta distância e com baixa velocidade. Seu objetivo é a troca de arquivos pequenos, pois não consome muita energia, é o caso de muitos periféricos como headsets, teclados, mouses, fones de ouvido, dispositivos que precisam economizar energia.
Já o wi-fi é algo mais complexo e maior, suas transmissões alcançam distâncias maiores e com mais velocidade. Sem falar que sua estrutura é mais elaborada onde a conexão com os dispositivos é gerenciada através de roteadores. É utilizada quando for necessária a troca de uma grande quantidade de dados e exigir uma maior velocidade, como é o caso de uma conexão com a internet ou conectar servidores a uma rede local.
É claro que o bluetooth não é mais uma novidade, está presente no nosso cotidiano há um tempo. Mas mesmo assim essa tecnologia vem evoluindo bastante, na ultima versão lançada a 4.2 destaca-se a possibilidade de conexão com a internet utilizando apenas esse padrão de comunicação, com o objetivo de conectar cada vez mais objetos à internet ( a chamada internet das coisas). Muitas outras novidades sobre o bluetooth estão chegando e nas próximas postagens abordarei mas sobre essa parte do assunto.
Fonte(s): Info Wester, Tecmundo, Olhar Digital e Exame.
Interessante, não sabia que havia a possibilidade de conexão com a Internet através de dispositivos Bluetooth... Tô ficando "velho"... Mas voltando ao assunto, como seria essa conexão, uma vez que a taxa de transmissão do Bluetooth é muito menor que a do Wi-Fi?
ResponderExcluir