As redes de telefonia móvel modificaram a vida das pessoas nas últimas décadas possibilitando a invenção do celular. Esses tipos de redes utilizam tecnologias denominadas 2G, 3G e 4G, algo que provavelmente você já ouviu falar principalmente ao buscar informações sobre ou durante a compra de um celular. O nosso blog abordará mais sobre esse assunto, porém começaremos com uma introdução sobre redes de telefonia móvel e entender como funcionam.
- Como funciona as redes de telefonia móvel?
Essencialmente as redes de comunicação móvel são sistemas que utilizam a transmissão através de rádio-frequência, organizadas em segmentos chamados células cada uma delas possui uma base formada por antenas emissoras e receptoras de sinal ligadas a uma central. É devido a utilização de frequências de rádios distintas que esse tipo de organização pode transmitir informações simultaneamente.
Funciona basicamente assim:
Outro ponto interessante do funcionamento do esquema de células é que várias chamadas podem ser feitas sob a mesma frequência desde que as células utilizadas não sejam adjacentes, podendo essas serem trocadas durante a comunicação. Assim o celular é capaz de realizar chamadas enquanto está em movimento, como por exemplo durante uma viagem de carro.
É claro que, cada celular possui uma capacidade limite de chamadas simultâneas e quando esse limite é ultrapassado ocorrem falhas na comunicação. Quais são essas capacidades? Que tipo de tecnologia é utilizada? essa perguntas serão abordadas com mais detalhes nos próximos post.
Fonte(s): Info Wester.
Nenhum comentário:
Postar um comentário