As tecnologia EDGE, ou LTE para muita gente não passa de letras, porém muitos sabem que 3G e 4G significam maior capacidade de transmissão de dados. Mas antes delas outras gerações com com varias tecnologia diferentes já existiam, e como tal cada uma dessas tecnologias possui características especificas que ajuda a compreender a capacidade de transmissão de informações através da telefonia móvel atual.
As redes de telefonia celular tiveram início com a implantação da 1G que utilizava de um sistema analógico, (AMPS) nos EUA entre outros, permitindo apenas comunicação por tráfego de voz e sendo bastante vulnerável. A partir da 2G iniciaram o desenvolvimento de sistemas digitais, permitindo transmissão voz e dados(envio de mensagens, multimídias e acesso a internet), e melhorias na qualidade. Já a 3G possui altas taxas de transmissão de dados e maior imunidade a interferências, possibilitando a comunicação através de vídeo chamada, conexão de internet de alta velocidade e funcionalidade de internet sem a necessidade de um aparelho celular (é possível utilizar a rede de internet 3G em Modems), e a 4G mais atual no mercado tende a superar as taxas de transmissão da 3G tendo como aposta chegar até 100Mbps.
Desde a 1G até a novidade do 4G muitos mudanças ocorreram, características e sistemas foram inovados no intuito de melhor atender as necessidade de comunicação cada vez mais rápidas. O vídeo abaixo do site Olhar Digital explica cada um dessas tecnologias e suas diferenças de uma forma simples e detalhada.