sexta-feira, 29 de maio de 2015

Evolução das tecnologias de telefonia celular

As tecnologia EDGE, ou LTE para muita gente não passa de letras, porém muitos sabem que 3G e 4G significam maior capacidade de transmissão de dados. Mas antes delas outras  gerações com com varias tecnologia diferentes já existiam, e como tal cada uma dessas tecnologias possui características especificas que ajuda a compreender a capacidade de transmissão de informações através da telefonia móvel atual.


   As redes de telefonia celular tiveram início com a implantação da 1G que utilizava de um sistema analógico, (AMPS) nos EUA  entre outros, permitindo apenas comunicação por tráfego de voz e sendo bastante vulnerável.  A partir da 2G iniciaram o desenvolvimento de  sistemas digitais, permitindo transmissão voz e dados(envio de mensagens, multimídias e acesso a internet), e melhorias na qualidade. Já a  3G possui altas taxas de transmissão de dados e maior imunidade a interferências, possibilitando a comunicação através de  vídeo chamada, conexão de internet de alta velocidade e funcionalidade de internet sem a necessidade de um aparelho celular (é possível utilizar a rede de internet 3G em Modems), e a 4G mais atual no mercado tende a superar as taxas de transmissão  da 3G tendo como aposta chegar até 100Mbps.

  Desde a 1G até a novidade do 4G muitos mudanças ocorreram, características e sistemas foram inovados no intuito de melhor atender as necessidade de comunicação cada vez mais rápidas. O vídeo abaixo do site Olhar Digital explica cada um dessas tecnologias e suas diferenças de uma forma simples e detalhada.








domingo, 17 de maio de 2015

Como Funciona a Internet ?

Boa Noite galera, já falamos aqui sobre o que é a Internet e como ela surgiu, mas, como ela funciona ?

Pouca gente sabe, mas se não fosse pelo backbone, provavelmente não teríamos acesso à Internet em nossas casas, empresas, nos shoppings e outros ambientes. Backbone significa “espinha dorsal”, e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet. 

Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o backbone utiliza o sistema “dividir para conquistar”, pois divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.

Para entender melhor o conceito, pense no backbone como uma grande estrada, que possui diversas entradas e saídas para outras cidades (redes menores). Nesta estrada, trafegam todos os dados enviados na Internet, que procuram pela cidade certa a fim de entregar a mensagem. Confira o vídeo abaixo !


Fonte(s): Tecmundo

sábado, 16 de maio de 2015

Redes de telefonia móvel


As redes de  telefonia móvel modificaram a vida das pessoas nas últimas décadas possibilitando a invenção do celular. Esses tipos de redes utilizam tecnologias denominadas 2G, 3G e 4G, algo que provavelmente você já ouviu falar principalmente ao buscar informações sobre ou durante a  compra de um celular. O nosso blog abordará mais sobre esse assunto, porém começaremos com uma introdução sobre redes de telefonia móvel e entender como funcionam.
  • Como funciona as redes de telefonia móvel?
Essencialmente as redes de comunicação móvel são sistemas que utilizam a transmissão através de rádio-frequência, organizadas em segmentos chamados células cada uma delas possui uma base formada por antenas emissoras e receptoras de sinal ligadas a uma central. É devido a utilização de frequências de rádios distintas que esse tipo de organização pode transmitir informações simultaneamente.
Funciona basicamente assim:
telefone-126.jpg
Outro ponto interessante do funcionamento do esquema de células é que várias chamadas podem ser feitas sob a mesma frequência desde que as células utilizadas não sejam adjacentes, podendo essas serem trocadas durante a comunicação. Assim o celular é capaz de realizar chamadas enquanto está em movimento, como por exemplo durante uma viagem de carro.
É claro que, cada celular possui uma capacidade limite de chamadas simultâneas e quando esse limite é ultrapassado ocorrem falhas na comunicação. Quais são essas capacidades? Que tipo de tecnologia é utilizada? essa perguntas serão abordadas com mais detalhes nos próximos post.

Fonte(s): Info Wester.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Intranet x Extranet x Internet

Bom dia !
No post anterior vimos como surgiu a Internet, mas o que é finalmente Internet ?
Para sabermos a definição tem também que saber as diferenças entre Internet, Intranet e Extranet.
  • Intranet: É uma rede interna ou rede local (LAN), utilizado especificamente no mundo corporativo. Neste tipo de conexão, o acesso ao conteúdo é geralmente restrito, assim, somente é possível acede-lo através de esquemas especiais de segurança (ex.: sistemas de bancos, supermercados, etc). A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.
  • Extranet: Permite-se o acesso externo às bases corporativas, disponibilizando somente dados para fins específicos para representantes, fornecedores ou clientes de uma empresa. Outro uso comum do termo extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde apenas os utilizadores registados (previamente autenticados com o seu login e senha) podem navegar. Por exemplo, um cliente acedendo somente aos seus dados específicos num extrato bancário on-line.
  • Internet: É um conglomerado de redes locais, interconectadas e espalhadas pelo mundo inteiro, através do protocolo de internet facilitando o fluxo de informações espalhadas por todo o globo terrestre.
Para finalizar um comparativo sobre as tecnologias abordadas nesse post:

INTERNET
INTRANET
EXTRANET
Acesso restrito

http://www.oficinadanet.com.br/imagens/post/1079/tick.png
sim
Comunicação instantânea
sim
sim
sim
Comunicação externa
sim

sim
Compartilhamento de impressoras

sim

Compartilhamento de dados
sim
sim
sim
Rede local (LAN)

sim



quarta-feira, 13 de maio de 2015

História da Internet

Bom dia, hoje irei falar um pouco sobre a história de uma das maiores invenções das ultimas décadas !
Antes do advento de computadores dotados com algum tipo de sistema de telecomunicação, a comunicação entre máquinas calculadoras e computadores antigos era realizada por usuários humanos. Traduzindo, o usuário ia diretamente na máquina física coletava os dados transportava até onde a outra máquina se encontrava e passava os dados coletados para ela.
Em setembro de 1940, George Stibitz usou uma máquina de teletipo* para enviar instruções para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth em Nova Hampshire para a sua calculadora em Nova Iorque e recebeu os resultados de volta pelo mesmo meio. Em 1962, foi desenvolvido em um grupo de trabalho, chamado de a "Rede Intergaláctica", que posteriormente se tornaria a ARPANet.
Desenvolvida pela agência Americana ARPA (Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) em 1969, tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono.
ARPANET - Mapa Lógico
Foi totalmente financiada pelo governo Norte-Americano, durante o período que ficou conhecido como Guerra Fria, período este caracterizado pelo embate ideológico entre a extinta União Soviética (URSS) e os EUA. Temendo um ataque por parte dos seus opositores, os americanos tinham como objetivo desenvolver uma rede de comunicação que não os deixasse vulneráveis, caso houvesse algum ataque soviético ao Pentágono.
No início da década de 1970, universidades e outras instituições que faziam trabalhos relacionados com a defesa, tiveram permissão para se conectarem à ARPANet e em meados de 1975 existiam aproximadamente 100 sites.
No final dos anos 70, a ARPANet tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado. Foi então que começou a usar um novo protocolo chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).
ARPANet divide-se e origina a MILNET -- para assuntos militares -- e o restante da rede torna-se pública e tem seu nome alterado para Internet.
* Um teletipo é uma máquina de escrever eletromecânica para transmissão de dados
Fonte(s): WikipédiaWikipédia

terça-feira, 12 de maio de 2015

Introdução a Redes de Computadores

Boa Noite, começaremos as postagens sobre os nossos temas, com uma simples pergunta, qual é o objetivo das redes de computadores ?

rede de computadores.jpg

Simples: é permitir a troca de dados entre computadores e a partilha de recursos de hardware e software.

Existe vários tipos de rede de computadores e vamos falar sobre elas, para podermos entender melhor sobre esse assunto, iremos conhecer os principais tipos de rede.

  • LAN – Rede Local:
    As chamadas Local Area Networks, ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa, sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes.
  • MAN – Rede Metropolitana:
    Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.
  • WAN – Rede de Longa Distância:
    A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
  • WLAN – Rede Local Sem Fio:
    Para quem quer acabar com os cabos, a WLAN, ou Rede Local Sem Fio, pode ser uma opção. Esse tipo de rede conecta-se à internet e é bastante usado tanto em ambientes residenciais quanto em empresas e em lugares públicos.
  • WMAN – Rede Metropolitana Sem Fio:
    Esta é a versão sem fio da MAN, com um alcance de dezenas de quilômetros, sendo possível conectar redes de escritórios de uma mesma empresa ou de campus de universidades.
  • WWAN – Rede de Longa Distância Sem Fio:
    Com um alcance ainda maior, a WWAN, ou Rede de Longa Distância Sem Fio, alcança diversas partes do mundo. Justamente por isso, a WWAN está mais sujeita a ruídos.
  • SAN – Rede de Área de Armazenamento:
    As SANs, ou Redes de Área de Armazenamento, são utilizadas para fazer a comunicação de um servidor e outros computadores, ficando restritas a isso.
  • PAN – Rede de Área Pessoal:
    As redes do tipo PAN, ou Redes de Área Pessoal, são usadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada. Um exemplo disso são as redes Bluetooth e UWB*.
*UWB - Ultra-wide-band, ou literalmente, banda ultralarga: É uma tecnologia de rede sem fio (wireless) para redes de área pessoal, conhecidas por PAN (Personal Area Network), ou seja, usando aparelhos sem fios próximo ao usuário, como por exemplo, impressoras, mouse, teclado ou MP3 Player com no máximo 10 metros de distância.

Fonte(s): CanalTech, Wikipédia


sábado, 9 de maio de 2015

Bem Vindos

A equipe da Konect Arena, fruto de um trabalho da disciplina de Fundamentos da Computação para Sistemas de Informação, do professor Rogério Patrício da Universidade Federal de Sergipe do curso de Sistemas de Informação 2015.1, traz um novo blogger para as pessoas que gostam ou querem conhecer mais sobre tecnologias


Este blogger irá abordar nas próximas postagens assuntos relacionados à Redes de Computadores, exemplo:
  • Noções sobre Redes de Computadores 
    • (LAN, WAN, MAN, PAN, Intranet e Internet)
  • Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC): 
    • Wi-Fi, Wi-Max e VoIP 
    • Bluetooth, RFID, HDTV
    • 3G e 4G, GPS
  • Cidades Inteligentes