Realmente a tecnologia para redes moveis 4G é uma grande novidade sua capacidade de transmissão de dados , velocidade e estrutura vieram para facilitar e muito nossas vidas, que a cada dia se tornam mais rápidas e necessita que as informações cheguem com maior urgência. Sem falar que os defeitos, falhas na transmissão e o congestionamento da rede tendem a diminuir. Mas, como nada nessa vida é apenas flores, o 4G ainda tem seus defeitos que atrapalham ou dificulta o acesso de qualidade a essa rede.
Começando por um dos principais pontos, as antenas 4G são mais baixas e possuem um sinal mais denso, pois cada antena é capaz de compartilhar o sinal com cerca de 300 a 400 pessoas, suportando muito mais usuários simultâneos. Em contrapartida oferecem uma cobertura menor exigindo que mais antenas sejam instaladas para que o sinal se mantenha consistente. Chegando ao ponto, isso ainda não ocorre no Brasil.
No nosso país o número de antenas 4G ainda é reduzido e o inicio de sua implantação foi a pouco mais de 2 anos. Por esse motivo poucas cidades brasileiras possuem esse tipo de rede e ainda em sua cobertura existem muitos buracos prejudicando a qualidade e estabilidade do sinal.
Cobertura 4G Claro (http://www.claro.com.br/celular/cobertura/regiao/ddd79/SE/aracaju/) |
Cobertura 3G Claro (http://www.claro.com.br/celular/cobertura/regiao/ddd79/SE/aracaju/) |
Cobertura 4G Tim (http://portasabertas.tim.com.br/) |
Cobertura 3G Tim (http://portasabertas.tim.com.br/) |
Além das antenas, a tecnologia 4G exige dos aparelhos muita bateria em muitos casos chegavam a durar menos de um dia. Portanto a maneira que os criadores utilizavam para aumentar o ciclo da bateria, foi aumentando o número de células presentes, mais tecnologia e componentes, por consequência os aparelho ficaram mais pesados.
Contudo todos esses pontos fracos da nova geração já estão sedo revistos e melhorados, e seu número de conexões ultrapassa 635 milhões no mundo e uma taxa de crescimento global de 150% durante o primeiro trimestre de 2015. Por isso podemos estimar que em pouco mais de 10 anos a rede 4G abrirá as porta para a plataforma 5G.
Fontes:Tecmundo, Tecmundo, Folha de São Paulo, Cobertura Tim, Cobertura Claro, Cobertura Oi, Cobertura Vivo.